Brand Chem: A grande aposta do TikTok para marcas em 2025

Reddit lança seu próprio 'Google Trends', CMO da Mastercard incentiva novo modelo de agência e TikTok lança seu relatório de tendências.

Bem-vindo à primeira edição da nossa newsletter por escrito! 

Ao longo do ano passado, crescemos 619% e nos consolidamos como a principal newscast de marketing do Brasil. Neste ano, juntamos forças com o time do DROPS para alcançar voos ainda mais altos. Vai rolar entrevistas com os principais líderes de marketing do Brasil, eventos in-person, relatórios exclusivos e nenhum, repito, nenhum assinante desinformado sobre o universo do marketing.

Para esta primeira edição, teremos:

  • Piscou, Mudou:

    • Amazon: o Varejo virou Mídia e a Amazon virou SaaS.

    • Reddit: tem novos trends, novos AMAs e novas integrações

    • CTV: a corrida pela plataforma integrada

    • Agências: um novo modelo de negócios

  • Fique Atualizado sobre Tema da Semana:

    • TikTok: o relatório de tendências dos ditadores de tendências

🎧️ De olhos fechados (escute no Spotify)

PISCOU, MUDOU.
Notícias que você não pode perder.

 Amazon lança white label de Retail Media

O varejo se transformou em mídia. Se você é um varejista e precisa de ajuda para criar sua plataforma de Retail Media, a Amazon lançou um serviço para concorrer com o PromoteIQ da Microsoft, que também apresentou novidades.
[1] [2] [3]

Reddit lança trends e anúncios do tipo AMA

O Reddit é o "novo" queridinho da internet e começou o ano com três novidades: (1) Lançamento do Reddit Pro Trends (gratuito, mas com lista de espera), (2) Novo formato de anúncio no estilo AMA (Ask Me Anything) e (3) Integração com dois parceiros de Brand Safety (Senti uma cutucada no Meta!).
[1]

A corrida por uma plataforma integrada de CTV

Todo mundo já anuncia no Google Ads e na Meta, mas nem todos exploram a publicidade em TV por streaming. Após o Google DV360, empresas nos Estados Unidos iniciaram uma corrida para oferecer plataformas self-service que facilitem esse tipo de anúncio. A Comcast entrou na disputa, a Disney continua apostando forte, e o Yahoo também quer sua fatia de mercado.
[1] [2] [3]

Novos modelos de negócios para agências

No começo, as agências eram literalmente agenciadores de mídia e ganhavam principalmente no BV. Com o tempo, esse modelo de cobrança foi questionado, e as agências passaram a ganhar principalmente pela hora de trabalho. Agora, com a IA, esse modelo está sendo questionado novamente. Talvez o futuro seja cobrar por resultado. No CES, Raja Rajamannar, CMO da Mastercard, disse: "Eu estou disposto a pagar por ponto, digamos, $100.000. Se você [como a agência] conseguir esse aumento [com um custo para a agência de] $5.000 e ficar com $95.000, que Deus te abençoe. Mas eu estou olhando do meu ponto de vista: quanto vale para mim cada percentual?"
[1] 

Rapidinhas:

FIQUE ATUALIZADO.
Uma visão aprofundada no tema da semana.

Essa semana, o TikTok lançou seu relatório de tendências comportamentais, o "What is Next". Você pode gostar ou não do TikTok como usuário, mas é inegável que eles estão moldando a maneira como consumidores e marcas se relacionam.

  • 81% dos usuários descobrem novos temas que gostam,

  • 61% encontram novas marcas – um número 1,5x maior do que em outras plataformas.

Sério, se você não está prestando atenção no que eles tem feito nos bastidores, é melhor começar agora! Por isso, é crucial que fiquemos atentos às apostas deles para o futuro. Aqui estão os meus principais insights sobre o relatório.

Qual a informação mais importante do relatório?

No ano passado, muito se falou sobre as marcas construírem relevância cultural. Inclusive, o TikTok fez um relatório excelente sobre isso. Neste ano, eles introduziram o conceito de Brand Chemistry, ou "Brand Chem" para os descolados. O que isso significa?

Bem, lembra quando discutimos o conceito de pós-social no relatório de tendências? Que dizia como as mídias sociais já não são mais o que eram antes e como as marcas agora precisam descobrir novos jeitos de usá-las.

Pois bem, o Brand Chem reforça que o papel das marcas nas redes sociais não é mais controlar a narrativa ou se autopromover, mas sim ativar os ciclos sociais que já existem. Ou seja, a comunicação das marcas deixou de ser OTM e começou a ser MTO

← One-To-Many, onde elas simplesmente mostram o que são.
Many-To-One, onde as marcas usam as redes sociais para co-criar sua identidade.

Porque, vamos combinar, quem não gosta de sentir que está participando, né?

05 maneiras de como aplicar isto na prática, que vi no relatório:

  1. Hashtags não são palavras-chave, são comunidades: Usar uma hashtag é como entrar em uma conversa com uma comunidade específica daquele tema. O algoritmo já entende o conteúdo do seu post e o direciona para a audiência certa. (Se você não está usando hashtags de forma inteligente, está perdendo o bonde!)

  2. Mostre para os usuários que você criou novas coisas a partir dos comentários: 68% dos usuários acreditam que as marcas poderiam explorar melhor essa área. As marcas devem dizer “te ouvimos” e mostrar que criaram features, produtos ou mudanças com base no feedback da comunidade. (É a escuta ativa chegando no Social Listening)

  3. Menos criação e mais incentivo: As marcas precisam se preocupar menos em criar conteúdo e mais em estimular a comunidade a criar. Isso pode ser feito, por exemplo, trabalhando com diversos creators, fazendo remixes de conteúdos e criando campanhas que incentivem os usuários a compartilhar seus pontos de vista. (Se agora é fácil para todo usuário criar conteúdo, isto não é mais um diferencial para as marcas)

  4. Interativo e sempre presente: As marcas precisam realmente “estar na rua” e tratar as redes sociais como um espaço de interação com o público. Entrevistas literalmente na rua, colaborações e bastidores se tornam conteúdos cada vez mais relevantes para as marcas. (Nada de ficar escondido atrás da tela. É hora de sair e se misturar com o consumidor.)

Marketing 15 Minutos

Você piscou, o marketing mudou.

Already a subscriber?Sign In.Not now